A partir de 2025, a Câmara Municipal de Palmas contará com seis mulheres ocupando cadeiras de vereadoras, o que representa um aumento em relação a 2020, quando quatro mulheres foram eleitas. Apesar desse crescimento, elas ainda representam apenas 26,08% do total de parlamentares eleitos, que somam 23 cadeiras no próximo mandato.
Este ano, o número de assentos na Câmara foi ampliado em relação às últimas eleições, passando de 19 para 23 vagas. Oito vereadores conseguiram a reeleição, enquanto 15 novos nomes foram escolhidos pelos eleitores de Palmas. As eleições ocorreram no domingo, 6 de outubro, simultaneamente em todo o Brasil para os cargos de prefeito e vereador.
A candidata mais votada entre as mulheres foi Karina Café, do partido Republicanos, que recebeu 2.643 votos, sendo a terceira mais votada no geral. Em segundo lugar, está Mariana Carla de Almeida, conhecida como Marycats da Causa Animal, do Podemos, com 2.215 votos.
Entre os partidos, o Podemos e o Republicanos elegeram duas mulheres cada, enquanto o Partido Progressista (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeram uma mulher cada.
As vereadoras eleitas para a Câmara de Palmas em 2025 são:
– Karina Café (Republicanos): 2.643 votos
– Marycats da Causa Animal(Podemos): 2.215 votos-
Professora Iolanda Castro (Republicanos): 1.712 votos (reeleita)
– Delma Freitas (PP): 1.701 votos
– Thamires do Coletivo Somos (PT): 1.537 votos
– Débora Guedes (Podemos): 1.390 votos