As inscrições para o concurso dos Correios, que oferece 3.511 vagas em todo o Brasil, permanecem abertas até o dia 28 de outubro. Os interessados devem se inscrever pela internet, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela seleção.
As taxas de inscrição são de R$ 39,80 para candidatos de nível médio e R$ 42 para aqueles com formação superior. A isenção da taxa é garantida para doadores de medula óssea registrados e para inscritos no CadÚnico.
O concurso disponibiliza 3.099 vagas para nível médio na função de agentes, com salários iniciais de R$ 2.429,26. Para nível superior, são 412 postos para analistas, com vencimentos a partir de R$ 6.872,48.
Para o Tocantins, há 82 vagas, sendo 78 para nível médio e 4 para superior, com oportunidades nas macrorregiões de Palmas e Araguaína. As vagas de nível superior incluem cargos para advogados, analistas de sistemas, arquitetos, arquivistas, assistentes sociais e engenheiros. O edital reserva 30% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e 10% para pessoas com deficiência.
Os benefícios oferecidos incluem vale alimentação e refeição, vale-transporte, auxílio creche ou babá, além da opção de plano de saúde e previdência complementar.
A realização do concurso visa atender a uma demanda acumulada por mais de dez anos sem contratações. A expectativa é que a contratação de novos profissionais alivie a sobrecarga de trabalho existente.
As provas estão previstas para 15 de dezembro e poderão ser realizadas em até 306 localidades em todos os estados e no Distrito Federal. O concurso terá validade de um ano a partir da homologação dos resultados, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.