Estudantes tocantinenses brilham em Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
Alunos do Colégio Militar João XXIII, localizado em Colinas do Tocantins, e do Colégio Militar Euclides Bezerra, em Paranã, conquistaram posições de destaque na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). As alunas Ana Mirelly Vaz, Hemilly Machado e Sthefany Campos, do Colégio João XXIII, junto com Lara Celedonio, de 13 anos, do Colégio Euclides Bezerra, receberam medalhas de ouro. Esse desempenho é resultado das iniciativas do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Competição Nacional em Brasília
A estudante Sthefany Campos, uma das medalhistas de ouro, foi escolhida para representar o Tocantins na fase final da ONEE em Brasília, ao lado dos melhores classificados de cada estado. Ela está entre os 27 finalistas e competirá pelo título de Campeã Nacional.
Outras Conquistas
Além das medalhas de ouro, vários estudantes do Tocantins foram premiados. Entre os medalhistas de prata estão Davi Galvão, Hellen Vitória, Hineys Gabrielly, João Vitor, Keverson Samuel e Luis Gustavo, todos também do Colégio João XXIII. Ana Sophia Rocha e Valentina Marques, do mesmo colégio, receberam medalhas de bronze. Todos cursam o 9º ano do ensino fundamental.
Inspiração Familiar
Lara Celedonio, que já possui experiência em olimpíadas, comemorou a conquista da medalha de ouro. “É uma sensação de gratidão e realização. Já participei de outras competições, mas esta foi a que trouxe o melhor resultado”, declarou Lara. Sua mãe, a professora Giselia Barbosa, ressaltou o incentivo familiar para o estudo e a busca pelo conhecimento. “Sempre incentivamos Lara e sua irmã mais nova a se dedicarem aos estudos. Ela é determinada e sabe que a perseverança traz conquistas.”
Resultados do Colégio João XXIII
O Colégio Militar João XXIII acumulou 11 medalhas na ONEE, resultado que encheu de orgulho a equipe escolar. Segundo o professor de ciências e biologia Samuel Oliveira, 45 alunos participaram da competição de forma voluntária. “Esse desempenho trouxe muita satisfação para a escola e nos motivou a incluir a olimpíada no Plano Pedagógico de 2024, dado o impacto positivo desse tema na atualidade”, afirmou Samuel.
Intensa Preparação
A preparação dos estudantes envolveu aprofundamento em temas relacionados à energia e sustentabilidade, com aulas focadas em tirar dúvidas sobre o formato inovador da competição, que incluiu etapas gamificadas. A coordenação também contou com o apoio da professora Andréia Silva, que auxiliou os alunos ao longo do processo.