O Brasil terá novamente um representante na Fórmula 1 com a chegada de Gabriel Bortoleto. O piloto de 20 anos foi anunciado nesta quarta-feira (6) como a nova aposta da Audi para a temporada de 2026, tornando-se o primeiro brasileiro a competir em uma temporada completa da F1 desde 2017.
“Trabalhei a vida inteira por esse momento”, afirmou Bortoleto, que nasceu em São Paulo e vem se destacando nas categorias de base. Ele é o atual campeão da Fórmula 3 e lidera a Fórmula 2, mostrando um desempenho promissor. Bortoleto começou sua trajetória no automobilismo ainda criança, no kart, e se mudou para a Europa aos 12 anos para perseguir o sonho de correr na Fórmula 1.
Após iniciar a carreira com carros de fórmula em 2020, sua ascensão foi rápida. Em 2023, conquistou o título da Fórmula 3 logo em seu ano de estreia e, agora, lidera o campeonato de F2, a duas etapas do fim da temporada. Em 2026, ele integrará a equipe Sauber (futura Audi) ao lado do experiente Nico Hülkenberg, em um contrato de longo prazo que oferece a segurança necessária para seu desenvolvimento na F1.
Bortoleto conta com o apoio de grandes nomes do automobilismo, como Fernando Alonso, que é seu mentor, e Max Verstappen, que o incentivou publicamente. Ele também faz parte da Academia da McLaren, que apoiou sua chegada à F1 sem impedimentos.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do esporte, e é uma honra fazer parte de uma equipe que reúne as histórias da Sauber e da Audi. Quero crescer junto com este projeto ambicioso e buscar o topo do automobilismo”, declarou Bortoleto, que vê com entusiasmo a oportunidade de trabalhar com Hülkenberg e fazer história na categoria.